O Presidente da República, Daniel Chapo, apelou, hoje, aos residentes no distrito de Búzi, em Sofala, a saírem das zonas de risco de inundações, para evitar catástrofes na época chuvosa.
O apelo foi feito na cerimónia de entrega de oitocentas e quarenta e três casas edificadas no âmbito da reconstrução pós ciclones.
“Temos que sair das zonas de risco. As zonas de rico são aquelas que quando há chuva, quando chega a época chuvosa, qualquer altura podem encher. Sempre que há cheia aqui em Búzi, quando as pessoas estão na zona de risco, para tirar as pessoas não é fácil, depois de encher. As pessoas têm que estar por cima dos tectos e das árvores. Temos que encontrar barcos,helicópteros para salvar pessoas, então, não queremos que esta situação volte a se repetir aqui em Búzi“, disse o Presidente Daniel Chapo, falando hoje no bairro de Guara-guara, distrito de Búzi, após fazer a entrega de oitocentas e quarenta e três casas.
Alguns dos beneficiários das habitações enaltecem o governo pela materialização do projecto de construção de casas resilientes às mudanças climáticas.
Esta tarde, já no distrito de Nhamatanda, o Presidente da República fez a entrega de dez escolas.
Trata-se de cinco escolas primárias, uma delas na cidade da Beira, quatro secundárias e uma básica de Mudamufo, no posto administrativo de Tica.
Os referidos estabelecimentos de ensino, construídos pela Fundação de caridade Tzu Chi, vão beneficiar mais de vinte e cinco mil alunos.
Falando no discurso de ocasião, o chefe de estado disse que a construção destas escolas vai garantir a melhoria da qualidade de ensino das crianças, rumo ao desenvolvimento do país.
Na ocasião Daniel Chapo pediu vigilância na comunidade por forma a garantir a durabilidade das infra-estruturas.
De referir que no âmbito deste projecto, serão inauguradas ainda este ano mais três escolas, uma delas, a primária de Esturro, na cidade da Beira, a maior do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.