Em Moçambique, há cada vez menos crianças com deficiência nas escolas.
Dados apresentados, hoje, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, indicam que, em 2020, o país tinha mais de 95 mil pessoas com deficiência a frequentar uma escola.
Este ano, o número reduziu para cerca de 66 mil pessoas.
Face a este cenário, o Chefe de Estado entende que é dever de todos providenciar recursos e as adaptações necessárias para facilitar o processo de ensino, aprendizagem e a socialização de todos, incluindo pessoas com deficiência.
Falando, hoje, no lançamento da Estratégia da Educação Inclusiva e Desenvolvimento da Criança com Deficiência 2020-2029, Filipe Nyusi apelou as pessoas com deficiência para não se auto-excluírem da sociedade.
A Estratégia da Educação Inclusiva e Desenvolvimento da Criança com Deficiência 2020-2029 é um projecto do Governo de Moçambique que tem como finalidade assegurar a inclusão no processo educativo de alunos com deficiência e/ou com necessidades educativas especiais, cumprindo assim com o plasmado na Constituição da República de Moçambique e na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.