PR garante que país deixará de importar arroz a curto prazo

Publicado: 26/02/2021, 21:02
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garantiu esta sexta-feira na Zambézia, que o país deixará de importar arroz a curto prazo.

 

Filipe Nyusi deu a garantia após efectuar uma visita a um campo agrícola em Mutange, distrito de Namacurra, na Zambézia.

O Presidente da República afirmou que tendem a aumentar anualmente os níveis de produção de arroz, mercê da implementação de vários programas agrários.

“Mas para tal, é preciso acreditar no processo. O camponês e o agricultor pequeno estão a creditar agora, no processo. Aquilo que estamos a ver em Chókwè, credito que em Mopeia deve estar a acontecer alguma coisa também, porque são arrozais naturais e se o tempo nos permitisse, em Ngúri estaria a acontecer também a mesma coisa. Então, o país está em movimento, está em produção e a chuva em algumas zonas está a ajudar. Sei que hoje em Nampula está a chover e estou satisfeito porque não estava a chover e isso é um constrangimento para o agricultor. A preocupação do agricultor é chuva e saúde, porque tem que acontecer isso para ele poder produzir para o consumo e alimentar a todos da maneira que ele consegue”, frisou.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, justificou a alteração da sua agenda de trabalho a última hora na província da Zambézia, afirmando que pretendia inteirar-se das acções em curso no quadro do programa SUSTENTA.

Filipe Nyusi percorreu mais de setenta quilómetros, via terrestre, desde Quelimane até ao povoado de Mutange, em Namacurra, onde foi visitar a machamba do agricultor, Gil Fonseca, que se beneficia do financiamento do SUSTENTA.

“Oficialmente dissemos que vínhamos só por causa só do banco, a agência, mas nós não quisemos dizer antes que queremos ver o pulsar do desenvolvimento desta província, porque pretendíamos ver naturalmente, sem forjar, sem pressão. Por isso mesmo que o Ministro, o Secretário, o Governador não souberam que eu tinha essa ideia, de eu ver machamba e não só aqui e exactamente nem sequer conhecia. Viemos aqui também para testemunhar aquilo que temos estado a instruir, a orientar, a encorajar ou a promover, que é a produção neste modelo do SUSTENTA”, frisou.

Por outro lado Presidente da republicana desafiou aos pequenos agricultores comerciais e emergentes a explorarem as oportunidades e incentivos que tem sido disponibilizados pelo governo. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram