PR garante que paz será restabelecida em Cabo Delgado

Publicado: 16/11/2021, 10:19
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, garante que a paz será restabelecida em Cabo Delgado, para permitir a retoma dos trabalhos de exploração de hidrocarbonetos na região.

 

Filipe Nyusi deu esta garantia às empresas multinacionais interessadas na exploração do gás natural liquefeito na Bacia do Rovuma e não só, face a instabilidade na região.

Nyusi que falava, esta segunda-feira na Coreia do Sul, no acto da recepção por Moçambique, da plataforma de produção de gás natural liquefeito, explicou que o trabalho conjunto das forças armadas nacionais e estrangeiras, está a surtir os efeitos desejados.

“ Este quadro encoraja os investidores dos projectos de gás da área um da Bacia do Rovuma, liderados pela TOTAL Energy a equacionar a retoma dos seus investimentos ora interrompidos devido a preocupação de segurança. Continuaremos a manter a interacção com as concessionárias para juntos avaliarmos e determinarmos os momentos certos para retoma das actividades da área um, tendo como preocupação primária a protecção de vidas humanas nas comunidades e dos investimentos”, disse.

O Chefe do Estado moçambicano defendeu a necessidade de o país assumir o compromisso de reduzir a emissão de gases poluentes, durante a exploração de gás natural, no âmbito dos consensos acordados mundialmente.

O comentarista da Rádio Moçambique, Manuel Guilherme Júnior, entende que a recepção oficial da plataforma de exploração de Gás liquefeito, pelo chefe de estado moçambicano, é uma demostração do compromisso das multinacionais em avançar com o projecto de produção. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram