O Presidente da República, Filipe Nyusi, recomenda o aproveitamento integral de energia eléctrica que chega aos postos administrativos através de várias iniciativas, à luz do programa Electrificação do país, para que este recurso possa dinamizar outras actividades económicas.
Filipe Nyusi defende a chegada de energia eléctrica às comunidades como oportunidade para alavancar o agro-processamento ente outras actividades económicas, sendo que as comunidades devem acompanhar este ritmo.
“Ali em Pemba, em Nampula, mesmo em Maputo, a energia eléctrica não é só para iluminar, fazem gelo e gelam refresco...essa geleira vai comprar depois de vender castanha. Então assim, a vida vai melhorar e vão beber água gelada e para isso, precisam também de ter pequenas fábricas, reparar motorizadas, bicicletas, fazer grades das casas e portas. Por isso, a energia eléctrica também não é só para iluminar a casa mas é para produzir dinheiro”, disse o Presidente da República no posto administrativo de Ncumpe, distrito de Namuno, província de Cabo Delgado, após inaugurar, esta sexta-feira, a rede eléctrica local.
O Chefe de Estado anunciou que até finais deste ano, mais de metade dos moçambicanos terão energia eléctrica, através da implementação de vários projectos de electrificação rural. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.