O Presidente da República, Daniel Chapo, endereça uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Quénia, William Ruto, pelo falecimento, a 15 de Outubro em curso, do antigo Primeiro-Ministro (PM) queniano, Raila Odinga, vítima de doença.
Na missiva, o Chefe do Estado expressa “profunda consternação e imensa tristeza” pelo desaparecimento físico de Raila Odinga, a quem descreve como “uma das figuras políticas mais proeminentes e influentes da história contemporânea” do Quénia.
O estadista moçambicano recorda o antigo PM como “um líder corajoso e visionário, cuja dedicação inabalável à democracia e ao serviço público marcou profundamente a história do Quénia”, sublinhando que Odinga “lutou incansavelmente pelos direitos, pela justiça e pelas aspirações do povo queniano, sempre guiado por um firme compromisso com o progresso e o bem-estar da nação”.
Na mesma mensagem, o Presidente da República destaca que “o seu legado, tanto como Primeiro-ministro, quanto como líder da oposição, é um testemunho de resiliência, integridade e compromisso pela causa pública”.
O Chefe do Estado afirma ainda que “com a sua partida, a África perde um dos seus filhos mais destacados, verdadeiro nacionalista, cuja voz continuará a ecoar na luta por uma sociedade mais justa e democrática”, acrescentando que “a sua memória perdurará como fonte de inspiração para as futuras gerações, encorajando-as a prosseguir o caminho da paz, da unidade e do desenvolvimento”.
O Presidente Daniel Chapo conclui reiterando a solidariedade de Moçambique para com o povo queniano “neste momento difícil”, formulando votos para que “encontrem a força e o consolo necessários para superar esta dolorosa perda”. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.