O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de condolências pela morte de António Oliveira, vulgarmente conhecido por Xitonhana, em Portugal, vítima de doença.
Na mensagem, Chapo aponta que ao longo de vários anos, a partir de Chibuto, Gaza, sede da empresa Oliveira, Transportes e Turismo, Xitonhana “dedicou todas as suas energias” à dinamização do sector dos transportes de passageiros e carga ligeira, sobretudo na Região Sul do país.
Mesmo em períodos difíceis, como durante a guerra dos 16 anos, manteve a sua actividade com base em princípios de segurança, previsibilidade e responsabilidade.
“Trata-se de uma pessoa que constitui um marco na história dos transportes no país e que faz parte do imaginário popular do Sul de Moçambique. Teve acções de interesse público dignas de realce, como a reabilitação de estradas terciárias para permitir melhor mobilidade dos seus autocarros. Xitonhana é, sem dúvidas, um exemplo de dedicação que os mais novos deveriam seguir”, sublinha o Chefe do Estado.
O Presidente da República endereça, em nome do povo moçambicano, do Governo e no seu próprio, à família enlutada, em especial, e a todos a quem o finado tocou, pelo seu exemplo enquanto esteve activo no sector de transporte, as mais sentidas condolências, apelando para que Xitonhana não seja apenas chorado, mas também celebrado, pelo contributo que deu ao desenvolvimento de Moçambique. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.