O Presidente da República, Daniel Chapo, expressa o seu pesar pela morte do antigo Primeiro-Ministro da República Unida da Tanzânia, Cleopa David Msuya, ocorrida ontem, quarta-feira.
Em mensagem endereçada à Presidente da República Unida da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, o Chefe do Estado moçambicano transmitiu as “mais sentidas condolências ao povo irmão da Tanzània”.
“A Tanzânia perdeu um dos seus mais notáveis servidores públicos, cuja vida foi inteiramente dedicada à construção de uma nação forte, estável e próspera”, sublinha o Presidente Chapo, destacando o legado de integridade, liderança e compromisso com os ideais da liberdade e do desenvolvimento deixados por Cleopa Msuya – valores partilhados no seio da irmandade histórica entre Moçambique e a Tanzânia.
No fim da sua mensagem, o Presidente da República reitera que Moçambique se associa à dor do povo tanzaniano e presta homenagem a uma figura incontornável da história política da região e do continente africano.
Cleopa Msuya iniciou a sua carreira no serviço público como Secretário Permanente em diversos ministérios, tendo posteriormente servido como ministro das Finanças no Governo do Presidente Julius Nyerere.
Ao longo da sua trajectória, exerceu ainda as funções de ministro da Indústria, Ministro das Finanças e Planeamento Económico, ministro da Indústria e Comércio, bem como Primeiro Vice-Presidente, cargos nos quais se destacou pelo seu compromisso com o desenvolvimento económico e institucional da Tanzânia. (RM /NOTÍCIAS)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.