Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, manifesta total disponibilidade e abertura em continuar a cooperar com o novo governo do Malawi a ser criado brevemente, cujo presidente foi investido, este sábado na cidade de Blantyre.
Trata-se de Peter Mutharika, empossado como sétimo estadista malawiano, cuja cerimónia foi testemunhada pelo presidente Daniel Chapo.
Falando por ocasião desta cerimónia, o chefe de estado moçambicano explicou que a sua vinda à Malawi, além de felicitar Mutharika, foi igualmente para estreitar as boas relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos, facto que exige pragmatismo entre as partes.
Disse Daniel Chapo, que Moçambique continua de mãos abertas para servir a economia malawiana, e para isto acontecer, as duas nações devem trilhar o mesmo campo de cooperação político-económico, em prol das duas nações.
Malawi e Moçambique, têm vários protocolos assinados, destinados a facilitar a vida dos cidadãos dos países, sendo alguns deles, carentes ainda de ratificação pelos governos centrais, exigindo dos dois governos a sua efectivação.
Estes dois países, estão ainda comprometidos em juntos viabilizar a cadeia de comércio através dos corredores da Beira e Nacala, simplificação dos procedimentos comerciais através da introdução de passes electrónicos nas fronteiras comuns e na aceleração do desembaraço aduaneiro de mercadorias, pela criação de postos de fronteira de paragem única.
Disto, fez referência o presidente Chapo, ser seu foco, ver implementados os acordos assinados, que são os vectores da industrialização e crescimento económico dos dois países.
O presidente de Moçambique, Daniel Chapo, que falava na cidade de Blantyre no Malawi, após a cerimónia de tomada de posse de Peter Mutharika, como sétimo presidente deste país, já deixou o Malawi com destino à Maputo. (RM Blantyre )
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.