O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve um encontro, esta segunda-feira, na capital provincial de Cabo Delgado, com o Bispo da Diocese de Pemba, Dom Luiz Lisboa.
Falando a jornalistas à saída da reunião, de cerca de meia hora, que decorreu à porta fechada, no Paço Episcopal, Filipe Nyusi disse que foram abordados vários assuntos com destaque para o terrorismo, que assola as regiões centro e norte da província.
O Estadista moçambicano afirmou que teve uma boa conversa com o Chefe da igreja católica, em Cabo Delgado.
“ O país está a viver um momento em que toda a gente precisa de falar, precisa de dialogar, precisa de compreender o que o outro vê num ângulo, o que o outro sabe numa forma. Sendo a parte religiosa, o nosso bispo aqui, tem muita informação, informação essa lógica e está implantado no território desta província, tem crentes e pessoal religioso e tem muitas situações que eles têm vantagem para poder saber. Aproveitamos o momento para partilharmos as informações e também algumas ideias como temos que ver e neste caso concreto, no âmbito do terrorismo”, disse.
O terrorismo na província provocou centenas de mortes, duzentos e cinquenta mil deslocados e a destruição de infra-estruturas sócio económicas, deixando rasto de traumas nas pessoas afectadas, pelo que o Bispo da Diocese de Pemba sugeriu ao Presidente da República, um acompanhamento psicológico das vítimas.
O Chefe de Estado disse, igualmente, ter aproveitado o breve encontro com o Prelado para explicar a essência do programa da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte, lançado na manhã desta segunda- feira, na cidade de Pemba. (RM C. Delgado)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.