PR participa esta terça-feira na cerimónia de tomada de posse do presidente eleito do Quénia, William Ruto

Publicado: 12/09/2022, 21:24
Categoria:

O Presidente da República Filipe Nyusi, já se encontra na capital queniana, Nairobi como um dos convidados de honra, para testemunhar a cerimónia solene de tomada de posse do presidente eleito do Quénia, William Ruto, acto que terá lugar, esta terça-feira,

A sua chegada aqui em Nairobi, o estadista moçambicano foi recebido por representantes das autoridades quenianas.

Esta tarde, o Presidente Filipe Nyusi manteve encontros privados com diversas delegações, com destaque para o enviado especial da República da Coreia do Sul.

O estádio de Karasani,  é o local escolhido para o empossamento de William Ruto e estará aberto para todos os cidadãos.

A programação está prevista para iniciar localmente às 7 horas, menos uma hora em Moçambique.

Sendo que os portões estarão abertos a partir das 4 horas locais para que os cidadãos daquele país da África Oriental possam assistir a investidura do Presidente Eleito.

O acto solene poderá iniciar por volta das 10 horas.

Esta segunda-feira, as ruas de Nairobi estão coloridas, o departamento de trânsito já elaborou a ordem de circulação para controlar o movimento de veículos antes, durante e após a cerimónia.

Para quem não tiver acesso ao Estádio, haverá telas gigantes montadas em locais seleccionados para que maior parte dos quenianos possam acompanhar o evento ao vivo.

No entanto, diversas individualidades de África e de outras partes do mundo, continuam a chegar a Nairobi.

A participação do Presidente Moçambicano, Filipe Nyusi, nesta cerimónia, não é por acaso; o ponto é que Moçambique e Quénia possuem vários acordos de cooperação em diversos  domínios.

Historicamente, Quénia é um país irmão de Moçambique, antes dos primórdios da luta armada de libertação nacional.

Aliás, foi aqui onde, em 1962 se forma o MANU, um dos movimentos de resistência a ocupação colonial portuguesa em Moçambique, que mais tarde se uniu com outros dois movimentos nomeadamente UDENAMO e UNAMI para a Fundação da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).

Para a cerimónia desta terça-feira, a segurança foi reforçada na área do Estádio de KARASANI com mais de 10 mil agentes fardados e centenas de outros à paisana que vão controlar o perímetro do Estádio.

William Ruto declarado vencedor do pleito em que tinha como principal concorrente na oposição o ex-primeiro ministro, Raila Odinga. Ruto será o quinto Presidente do Quénia desde a independência, em 1963. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram