PR pede perdão das dívidas dos credores aos países africanos

Publicado: 18/02/2022, 8:59
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, pede perdão das dívidas dos credores aos países africanos, de modo a flexibilizar a recuperação das economias, afectadas pela pandemia do novo coronavírus. 

 

Falando, esta quinta-feira em Bruxelas, numa reunião de alguns líderes africanos com o Conselho Corporativo Europeu para África e Médio Oriente, o Estadista moçambicano justificou o seu pedido, com o facto de algumas economias africanas estarem vulneráveis.

Filipe Nyusi, aponta a solidariedade internacional como uma das chaves para a melhoria dos sistemas de saúde nos países em vias de desenvolvimento.

Sublinhou a necessidade de se colocarem em prática as parcerias feitas entre a União Europeia e a União Africana.  

“Em outras ocasiões, acabei de fazer uma referência, pode vacinar toda a Europa, mas a Europa precisa daqueles outros que não são vacinados. A Europa viaja par África, Ásia e quando viaja, pode voltar com a doença que não curou, que não tratou, porque tratou de forma egoísta só o espaço que coabita”, disse.

O encontro de líderes africanos para mudanças antecedeu a abertura da sexta Cimeira União Europeia-União Africana, que decorre na Bélgica.

O posicionamento do Estadista moçambicano foi também a essência do discurso do Presidente do Senegal e da União Africana, Mack Sall, na sessão de abertura da cimeira.

“ Seiscentos milhões de habitantes hoje em dia não têm acesso a vacina e continuam a ter necessidade, e esperamos da Europa uma prova de solidariedade muito concreta, neste ponto, tendo em conta aquelas necessidades e as limitações específicas do nosso continente” , disse.

Líderes africanos pedem mais prática, da União Europeia, no quadro da cooperação entre os dois blocos, posicionamento manifestado na sexta Cimeira União Europeia-União Africa, que decorre na Bélgica e que deverá terminar hoje. (RM)  

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram