PR preocupado com índices de corrupção na Função Pública

Publicado: 25/08/2021, 21:45
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a corrupção continua a manchar o bom nome de Moçambique na comunidade internacional.

 

A preocupação foi manifestada, esta quarta-feira, na abertura do Primeiro Conselho Nacional de coordenação entre os órgãos executivos de Governação descentralizada Provincial e Sectores de Nível Central.

No seu discurso, voltou a falar dos malefícios da corrupção no sistema de governação.

Na função pública, por exemplo, referiu que foram instaurados 1.280 processos, contra 911 em igual período de 2019, o que representa uma subida em 369 casos.

O Estadista Moçambicano anotou que a cidade de Nampula é a que mais casos de corrupção regista, seguida pela cidade e província de Maputo.

 Fez lembrar que Moçambique figura na lista dos países altamente corruptos no mundo com 20 pontos, numa lista de 180 países, situação que preocupa o governo.

 “A maioria são servidores públicos com funções de direcção e chefia a diversos níveis, Educação, Saúde, secretarias, infra-estruturas, funcionários com perfis para operar o E-SISTAF também estão a preocupar, são os que deveriam guarnecer o sistema e ou administradores desses sistemas. Técnicos adstritos às unidades gestoras das aquisições, são muitos e são estatísticas daqueles casos que estão na Procuradoria e estão a ser actuados. Não é invenção, esses são sectores claramente da vossa responsabilidade. Aqui são adicionados também os membros da PRM, da SERNIC, aqueles gestores de fundos”, disse.

O evento, promovido pelo Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), tinha como objectivo aprovar o regulamento interno, um instrumento que orienta o funcionamento e operacionalização do mecanismo de coordenação e articulação entre os órgãos centrais do Estado, os órgãos de governação descentralizada provincial, as autarquias locais e órgãos de Representação do Estado na Província.

A reunião, que se realizou sob o lema “Por uma Governação Local Coordenada ao Serviço do Cidadão”, contou com a participação dos Secretários de Estado provinciais e da Cidade de Maputo, Governadores Provinciais, Presidentes dos Conselhos Municipais das Cidades Capitais Provinciais, Quadros do MAEFP, parceiros de cooperação, entre outros convidados. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram