O Presidente da República reconhece que os jovens têm passado por várias dificuldades sobretudo, da falta de emprego e habitação.
Daniel Chapo falava, esta sexta-feira em Maputo, na abertura da VIII Conferência Nacional da Juventude.
O chefe de estado apelou aos jovens a não desistirem dos seus projectos.
“ Neste aspecto, sendo os jovens a força motriz do desenvolvimento, o mais importante é que cada um, onde estiver, fazer a sua parte para o desenvolvimento de Moçambique. Lamentar não é a solução, desistir também não é solução. É preciso ir atrás de oportunidades, atrás dos nossos sonhos. Sonhar alto apesar dos desafios porque os grandes vencedores deste mundo, as grandes vitórias dos grandes líderes são conquistadas depois de grandes batalhas “, disse.
Chapo, desafiou a juventude moçambicana a cultivar um espírito de patriotismo e a promover a paz e reconciliação nacional, para o desenvolvimento do país.
Para Chapo, o patriotismo é servir a pátria com dignidade, com respeito, com responsabilidade, com honestidade e trabalho, sem esperar recompensa.
“É fundamental promover a Paz e Reconciliação, porque Moçambique precisa delas para se desenvolver. Paz não é apenas ausência de guerra – é convivência harmoniosa e diálogo permanente entre nós irmãos”.
Defendeu, ainda, a participação dos jovens no Diálogo Nacional e Inclusivo que está em curso e cujo lançamento oficial terá lugar brevemente.
“Com o seu entusiasmo, os jovens devem rejeitar e condenar o evangelho de ódio, substituindo-o com um discurso de paz, reconciliação e harmonia social”, apelou.
Os participantes debateram temas centrais para o desenvolvimento da juventude moçambicana com destaque para a Educação, a Inovação, Saúde Sexual e Reprodutiva, Mudanças Climáticas, o Empreendedorismo Juvenil e o Acesso ao Financiamento.
A conferência, organizada pelo Ministério da Juventude e Desportos, em coordenação com o Conselho Nacional da Juventude, reuniu jovens provenientes de todas as províncias do país, representando diferentes extractos sociais e sectores de actividade.
A VIII Conferência Nacional da Juventude decorreu no quadro das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e das comemorações do Dia Internacional da Juventude que se assinala-se na próxima terça-feira, 12 de Agosto corrente. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.