Preocupações em relação ao terrorismo marcaram celebrações do Dia dos Heróis moçambicanos

Publicado: 04/02/2022, 7:46
Categoria:

Preocupações em relação ao terrorismo que afecta algumas regiões do país, marcaram as celebrações, ontem, 3 de Fevereiro, Dia dos hHeróis moçambicanos. 

 

Nas cerimónias centrais, que tiveram lugar no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, disse que a população deslocada clama por regresso às zonas de origem.

“A população já está a me pressionar, queremos ir a casa, nós não nascemos nas tendas, nós nunca vivemos nas tendas. Estamos a trabalhar nesse sentido, mas a condição principal é a segurança. O nosso governo está a trabalhar no sentido de criar condições para aquelas zonas onde as Forças de Defesa e Segurança, os nossos amigos da SADC e de Ruanda libertaram, para criarmos as condições para que as populações rapidamente voltem”, disse.

No quadro das celebrações do dia dos heróis, o estadista moçambicano acompanhou o seu homólogo da África do sul, Cyril Ramaphosa, na saudação às tropas da SADC que apoiam o combate ao terrorismo, em Cabo Delgado.

O Estadista sul-africano, que também preside a troika da SADC para as áreas de Política, Defesa e Segurança, disse estar satisfeitos com os resultados alcançados, e reiterou que o objectivo da missão da SADC é derrotar os terroristas.

Em Dar_Es-Salaam, na Tanzânia, o 3 de Fevereiro foi marcado por deposição de coroa de flores, nas antigas campas dos heróis moçambicanos Eduardo Mondlane, Francisco Manyanga e Josina Machel.

Um documento do Alto Comissariado de Moçambique, na Tanzânia, refere que ainda ontem, houve um encontro com a comunidade moçambicana, na residência onde Eduardo Mondlane morreu.

À margem do encontro, a comunidade moçambicana que reside na Tanzânia, enalteceu o trabalho do Chefe do Estado, Filipe Nyusi, no combate ao terrorismo, refere o documento.

 

Por ocasião do Dia dos Heróis moçambicanos, 1.760 cidadãos nacionais foram distinguidos pelo Chefe do Estado, em reconhecimento da sua participação activa na luta de libertação da Pátria, pela acção e espírito de sacrifício na manutenção da Ordem, Segurança e tranquilidade públicas, na luta contra o crime organizado, bem como nos esforços empreendidos para o aumento da produção agrícola e contributo para o desenvolvimento nacional.  (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram