Presidente da Assembleia da República no Simpósio “Mulheres na recuperação pós-Pandemia”

Publicado: 07/09/2021, 14:07
Categoria:

A Presidente da Assembleia da República (PAR), Esperança Bias, disse, esta segunda-feira, em Viena, Áustria, que para o alcance da igualdade e paridade do género é necessário, antes de tudo, garantir os direitos da mulher e da rapariga no acesso à educação e saúde de qualidade.

 

Intervindo durante na Sessão 2, do Simpósio sob o tema : "Mulheres na recuperação pôs-Pandemia : Preservando as Conquistas, Promovendo o Progresso", a PAR afirmou, ainda, que para o alcance da igualdade e paridade do género é necessário que se providencie plataformas para que a mulher e a rapariga tenha acesso ao emprego seguro, a posse de propriedade, ao poder económico, político e combate enérgico a descriminação e violência contra ela.

Na ocasião, a PAR encorajou as Presidentes homólogas e parlamentares presentes no Evento para que sejam activistas para a mudança dos paradigmas político, económico e social nos respectivos países por forma qua a almejada paridade seja uma realidade.

Num outro desenvolvimento, a Presidente do Parlamento moçambicano fez saber que Moçambique apoiava a Moção apresentado na Sessão 2 intitulado "A vontade política pode tornar a Paridade no Parlamento uma Realidade".

Moçambique, segundo a PAR, ocupa a 19 posição privilegiada do ranking mundial de legisladores com 106 mulheres. Dos 250 Deputados qua compõem as três Bancadas Parlamentares, 42,4 por cento são mulheres.

A Presidente da Assembleia da República encontra-se em Viena, desde o último sábado, onde vai participar na 13ª Cimeira das Mulheres Presidentes dos Parlamentos e na Vª Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos a realizarem-se nos dias 07 e 08 de Setembro corrente.

Os eventos, organizados pela União Inter-Parlamentar (UIP), em parceria com as Nações Unidas e o Governo Austríaco, vão decorrer sob o lema “Liderança parlamentar para um multilateralismo mais eficaz que proporcione paz e desenvolvimento sustentável para as pessoas e para o planeta”.

A Cimeira das Mulheres Presidentes de Parlamentos é um fórum que reúne mulheres nas mais altas posições parlamentares de tomada de decisões com vista a moldar a agenda parlamentar baseada em mudanças políticas, económicas, ambientais e sociais emergentes que requerem soluções de governação global unidas e que respondam às questões de género.

Nas Reuniões  de Viena, a PAR irá intervir em dois momentos: no tema principal da Sessão 2 - Mulheres na recuperação pós-pandemia: Preservando as conquistas, promovendo o progresso, e em apoio a moção 1, intitulada, “A vontade política pode tornar a paridade no parlamento uma realidade global até 2030”. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram