"Tabela Salarial Única entra em vigor logo que for aprovada pelo Parlamento" -Presidente da Frelimo e da República

Publicado: 23/09/2022, 22:51
Categoria:

O Presidente da República reitera que o governo vai colocar em prática a Tabela Salarial Única (TSU) logo que a Assembleia da República aprovar o documento.

Falando esta sexta-feira, na qualidade de Presidente da Frelimo, na abertura do XII Congresso do partido, que decorre na cidade da Matola, província de Maputo, Filipe Nyusi assegurou que o governo continua determinado na implementação da reforma salarial na função pública.

“Como governo, gostaríamos de usar este pódio do partido para assegurar aos congressistas que o governo continua determinado a implementar a reforma salarial através da entrada em vigor da Tabela Salarial Única, logo que seja aprovada pela Assembleia da República” disse.

Em relação ao Congresso, o Presidente da Frelimo disse que serão abordadas questões inerentes à vida dos moçambicanos, com destaque para o custo de vida.

“ Mas é preciso nos debates, termos o foco para levarmos a solução. 1 Consolidação da Unidade Nacional. 2 Reflexão com vista a vencermos os próximos pleitos eleitorais. 3 O Combate ao Terrorismo 4. A sustentabilidade do nosso Partido. 5 A necessidade de rejuvenescimento do partido. 6 O impacto das mudanças climáticas. 7 O custo de vida. 8 O pacote de medidas de aceleração à economia, são só algumas das questões. Viram muito bem, não fiquei só a dizer vamos discutir sobre o problema das nossas células, temos que discutir os problemas do país para a sociedade ouvir que estamos a discutir”, afirmou.

No primeiro dia do XII Congresso foi marcado pela presença expressiva de representantes de alguns partidos libertadores de África, como é o caso da Zanu-PF do Zimbabwe, Mpla de Angola, Chama chama Pinduzi da Tanzânia.
A presidente do Chama Cha Mapinduzi (CCM) e da República da Tanzânia, Samia Suluh Hassan, afirmou que o Décimo segundo Congresso da Frelimo vai reforçar os laços de irmandade, entre os dois países.

“ Os makwas e macondes, por exemplo, nunca perderam a oportunidade de manter contactos com os seus irmãos na Tanzânia, isto é algo que devemos preservar” , disse.

Entretanto, cidadãos ouvidos pela Rádio Moçambique em alguns pontos do país esperam que o Décimo segundo Congresso da Frelimo traga propostas de solução para os problemas que o país enfrenta.

Em Cabo delgado, por exemplo, cidadãos esperam que o Congresso traga soluções para o problema do terrorismo e a melhoria na vida das populações, no seu todo.

No âmbito do Décimo segundo Congresso da Frelimo foi realizada, esta sexta-feira, a Gala das celebrações dos sessenta anos do Partido.

O ponto mais alto do Congresso será a reeleição de Filipe Nyusi no cargo de presidente do partido Frelimo por mais cinco anos.

A reunião magna da Frelimo que termina na quarta-feira próxima vai ainda eleger um novo Comité Central. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram