O Presidente da República descreve o falecido Major-General, João Facitela Pelembe, como um homem trabalhador, valente, um compatriota com consciência nacionalista.
Filipe Nyusi falava na manhã desta quarta-feira, no velório do Major-General na Reserva, João Pelembe, acto que teve lugar no Paços do Conselho Municipal de Maputo.
O estadista moçambicano disse que a história de vida do General João Facitela Pelembe está intimamente ligada à história de Moçambique.
“O major general na reserva, João Facitela Pelembe, não deixou em nenhum momento que o destino ou a força do acaso, traçasse a sua trajectória de vida. Muito cedo apercebeu-se que deveria ser o protagonista do seu próprio destino. O percurso histórico da vida de João Facitela Pelembe se cruza com a história de Moçambique, uma história caracterizada por sacrifícios, vitórias mas também uma história de desafios assentes na preservação da consolidação da unidade nacional, independência e paz “, disse.
João Pelembe abraçou várias causas nacionais e foi membro da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional, ACLLN, e do partido Frelimo.
O Secretário-geral da ACLLN, Fernando Faustino, diz que Moçambique perdeu um dos seus melhores filhos.
Já a família Pelembe, diz ser difícil descrever a dor sentida no passado domingo, quando recebeu a triste notícia.
Os restos mortais do Major-General, João Facitela Pelembe, foram a enterrar no cemitério de Lhanguene, em Maputo, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi.
João Facitela Pelembe perdeu a vida no último domingo na cidade de Maputo, vítima de doença. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.