Presidente da República exalta feitos de Sérgio Vieira

Publicado: 21/12/2021, 18:50
Categoria:

O Presidente da República exalta os feitos de Sérgio Vieira, combatente da luta de libertação nacional.

Filipe Nyusi falava, hoje em Maputo no velório oficial do general na reserva, falecido quinta-feira passada na África do sul, aos 80 anos, vítima de doença.
“ Neste dia do adeus, no lugar de chorarmos a morte deste embondeiro de Tete, que sempre se identificou com as suas origens e se tornou num dos principais pilares da libertação da pátria e da consolidação da moçambicanidade, queremos convidar a família e a todos os moçambicanos para celebrarmos os feitos deste homem pequeno, que se tornou grande e que em vida escreveu a sua própria história com letra de ouro. Compatriota Sérgio Vieira, sempre defendeste que quando um companheiro cai no combate devemos pegar na sua arma e continuar com a luta”, disse.

"Lendário veterano da luta de libertação, não há nem nunca haveria medalha que honrasse Sérgio Vieira. A verdadeira homenagem deve ser feita agora, no dia-a-dia….Desde os tempos de liceu em Portugal, Sérgio Vieira opôs-se ao colonialismo, racismo e desigualdade, passando a ser considerado "subversivo e anti Portugal" pelo regime colonial, recordou Filipe Nyusi.
O Chefe do Estado assinalou que a postura frontal de Sérgio Vieira contra o colonialismo português motivou a sua perseguição em Lisboa e fuga para Paris.
Na capital francesa, o assédio das autoridades contra o nacionalista moçambicano também não cessou, levando-o a fugir para o norte de África, nomeadamente Marrocos e Argélia, onde se formou em Ciência Política, disse o Chefe de Estado.
O Presidente moçambicano destacou o "zelo e brio profissional" com que Sérgio Vieira exerceu as várias tarefas que assumiu depois da independência de Moçambique em 1975, mantendo-se sempre ao serviço dos valores mais nobres da moçambicanidade.
Com a independência, assumiu diversas pastas, incluindo as de ministro da Segurança, Administração Interna e Agricultura, bem como de governador do Banco de Moçambique e governador provincial.
O governo moçambicano decretou luto nacional de um dia pela morte de Sérgio Vieira a partir das zero horas desta terça-feira e para o efeito, a bandeira nacional e o pavilhão presidencial estão içados a meia haste na República de Moçambique e nas missões diplomáticas e consulares do país. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram