Presidente da República outorgado Doutor Honoris Causa pela UEM

Publicado: 16/09/2022, 22:05
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reafirma o compromisso de continuar engajado na defesa do meio ambiente, no país.

Filipe Nyusi, falava na tarde desta sexta-feira em Maputo, na cerimónia de atribuição de título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Eduardo Mondlane, pelos seus feitos na conservação da biodiversidade e combate ás mudanças climáticas.

“ Se hoje sou laureado por este feito por uma universidade do meu país, depois de termos tido incentivos de fora, aumenta o meu orgulho de pertencer a uma pátria que, apesar das adversidades, ergue-se da base ao topo. Esta atribuição que a Universidade Eduardo Mondlane me atribui, vem galvanizar a nossa apetência de acelerar para alcançar resultados tangíveis na medida dos desafios que se nos impõem. Por isso, a minha aceitação deve significar, antes de tudo, a reafirmação do compromisso de um contínuo engajamento, juntamente com todas as forças vivas da sociedade, que aqui estão presentes, por um Moçambique mais verde, por mais coexistência com a natureza e mais resiliente; um compromisso e acções de cidadania para com as gerações presentes e futuras, para que estas possam usufruir do direito à vida, num ambiente e planeta saudáveis”, disse.

O Chefe de Estado acrescentou que a sua distinção pela UEM resulta do envolvimento de vários actores na defesa do meio ambiente no país.

“Porque tenho a convicção de que o presente título honorífico de Doutor Honoris Causa na área de conservação e da biodiversidade e mudanças climáticas é reflexo da participação e entrega do povo moçambicano pela causa ambiental, permitam-me dedicar este título a todos os meus compatriotas, do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico e da diáspora. Usarei estes vestes doutorais, que a UEM me confere, para influenciar as novas gerações sobre a importância de conservação da biodiversidade, adaptação e resiliência ás mudanças climáticas e a gestão sustentável dos recursos naturais “ afirmou.

 O título é atribuído em reconhecimento da advocacia feita pelo Chefe de Estado diante de decisores a nível regional e internacional para a implementação de medidas efectivas nos programas de conservação da biodiversidade e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram