Presidente da República participa na Cimeira EUA-Líderes africanos

Publicado: 12/12/2022, 8:19
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, chega esta Segunda-feira à capital norte-americana, Washington, onde vai participar de 13 a 15 deste mês na Segunda Cimeira Estados Unidos da América – Líderes Africanos.

Trata-se de um encontro convocado pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, no quadro da nova iniciativa norte-americana de reforçar os laços com o continente africano onde a influência da China tem vindo a aumentar, bem como da Rússia.

É objectivo principal desta Cimeira fortalecer as relações Estados Unidos da América - África e destacar o compromisso do Governo norte-americano em relação ao continente africano, enfatizando a importância das relações bilaterais, tendo em conta o futuro do continente e do mundo.

A Cimeira deverá também reforçar o compromisso dos Estados Unidos da América com o Continente Africano no que diz respeito a democracia e os direitos humanos, no combate a Covid-19 e futuras pandemias, segurança alimentar, bem como nos esforços de combate às alterações climáticas.

Este é o segundo maior encontro do género em Washington desde que o ex-presidente Barack Obama recebeu líderes africanos em 2014.

Para participar nesta Cimeira há a confirmação de 45 países africanos dos 49 convidados, sendo que o Mali, Guiné-Conacri e Burkina Faso não foram convidados por estarem a cumprir sanções decretadas pela União Africana.

Por outro lado, a Eritreia e a Somália foram excluídos porque não têm relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Em termos da agenda presidencial, o Chefe do Estado moçambicano, para além de participar na Cimeira Estados Unidos – Líderes Africanos, tem uma vasta agenda por cumprir que inclui encontros com o Presidente do Banco Mundial, David Malpass, com a Directora Geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, com o Banco Africano de Desenvolvimento, bem como participar no encontro organizado pelo Export and Import Bank dos Estados Unidos da América, o EXIMBank.

Ainda a margem da Cimeira o Presidente Nyusi tem igualmente previstos encontros bilaterais com vários Chefes de Estado e de Governo, encontros com o Presidente da ExxonMobil e encontros com a comunidade moçambicana residente nos Estados Unidos.

Nesta deslocação o Presidente da República far-se-á acompanhar pela Primeira, Dama, Isaura Nyusi, pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, e pelo Vice-Ministro da Economia e Finanças, Amílcar Tivane. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram