Presidente da República reúne-se com direcção máxima da Total em Paris

Publicado: 17/05/2021, 13:56
Categoria:

Depois de dedicar o período da manhã a um programa privado, o Presidente da República, reúne-se com a direcção da Total, visando identificar soluções para viabilizar o megaprojecto de gás natural liquefeito ameaçado por ataques terroristas.

 

Pretende-se neste encontro dar garantias à Total, sobre os esforços desenvolvidos pelo governo para o restabelecimento da segurança em Palma, onde está hospedado o megaprojecto de gás natural liquefeito.

E do lado da Total, o que se quer ouvir é a reafirmação da continuidade do projecto, cujas actividades foram suspensas por razões de força maior.

O ataque de 24 de Março à vila de Palma, que ameaçou a integridade do projecto e das pessoas, precipitou o encerramento temporário do acampamento de Afungi.

Lembre-se que, depois da tomada da decisão final de investimentos do projecto de LNG, em Junho de 2019, a Total comprometeu-se a investir 20 mil milhões de dólares, na área 1 da bacia do Rovuma, para viabilizar a exploração do gás natural.

A Total prometeu ainda disponibilizar 2.5 mil milhões de dólares para contratação de bens e serviços a serem fornecidos por empresas moçambicanas ao projecto de LNG, para além de oportunidades de emprego e treinamento de cidadãos moçambicanos.

No auge do projecto, espera-se absorver uma mão-de-obra estimada em cinco mil trabalhadores moçambicanos.

Projecções feitas, indicam que nos próximos vinte anos, o projecto de gás natural liquefeito vai gerar lucros directos na ordem 60.8 mil milhões de dólares, dos quais 30.9 mil milhões para o estado moçambicano.

Como se pode depreender, a Total tem um projecto estratégico, cuja paralisação está a criar incertezas económicas para o país.

E o presidente da República, neste encontro que decorre na sede da Total, quer juntamente com a sua contraparte encontrar soluções, para viabilizar o investimento.

Estudos feitos indicam que na bacia do Rovuma, há 13, 12 triliões de pés cúbicos de gás natural. (RM-MV)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram