Presidente da República visita Finlândia

Publicado: 15/11/2022, 8:34
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inicia esta terça-feira uma Visita de Trabalho à República da Finlândia, em resposta ao convite formulado pelo seu homólogo finlandês, Sauli Niinistö.

Na quarta-feira, o Chefe do Estado irá manter conversações oficiais com o seu homólogo Finlandês sobre a situação política, económica e social dos dois países, da região Austral, dos continentes africano e europeu e do mundo em geral, com destaque para as crises política, financeira, energética e alimentar que neste momento afectam o mundo.

Durante as conversações os dois governantes vão abordar a implementação do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração -DDR, o combate ao terrorismo e a assistência humanitária prestada aos deslocados em Cabo Delgado, bem como o reforço da capacidade de resiliência do país para fazer face às consequências das mudanças climáticas.

Esta igualmente agendada uma visita ao Parlamento finlandês e um encontro com a primeira-ministra finlandesa Sanna Mirella Marin.

O Presidente da República irá ainda visitar empreendimentos de interesse sócio-económico, cultural e científico, assim como participar no Fórum de Negócios Moçambique-Finlândia, que visa explorar oportunidades de negócios, dinamização do comércio e atracção de investimentos.

A visita do Chefe de Estado pretende igualmente expor as  potencialidades  nacionais em  diversas áreas, como da indústria, energia , agricultura, educacao  entre outras, consideradas cruciais para dinamizar o desenvolvimento do país.

As relações de cooperação entre os dois países que iniciaram em Julho de 1975 reflectem o bom relacionamento político, económico e social e as duas partes pretendem aprofundar e consolidar esta amizade.

Por isso, a visita Presidente Filipe Nyusi enquadra-se no âmbito do reforço das relações de amizade e de cooperação, consolidação da diplomacia política  e económica, bem como a promoção das relações económicas e comerciais entre o sector privado dos dois países.
Actualmente, os objectivos estratégicos da Finlândia em Moçambique concentram-se na cooperação para o desenvolvimento.

De acordo com a Estratégia da Finlândia para 2021-2024, este país europeu pretende apoiar Moçambique na construção da paz e na prevenção de conflitos, investir na juventude e na igualdade de género, bem como reforçar as instituições e promover parcerias económicas.

Nesta deslocação a Finlândia, o Chefe de Estado faz se acompanhar pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo Dlhovo; Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias; Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua; Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

Para além da delegação presidencial, uma missão empresarial vai participar na quinta-feira, no Fórum de Negócios Moçambique Finlândia.

De acordo com a previsão meteorológica finlandesa esta terça-feira a temperatura mínima será de seis graus centígrados e máxima devera atingir menos de um grau. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram