Presidente da Ucrânia assina pedido de adesão à União Europeia

Publicado: 28/02/2022, 21:05
Categoria:

Numa publicação feita pelo Parlamento ucraniano no Twitter, o organismo fala de um "momento histórico" para o país.

Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, assinou, esta segunda-feira, o pedido formal de adesão à União Europeia. O anúncio foi feito através de uma publicação feita pela conta oficial do Parlamento da Ucrânia na rede social Twitter.
"O presidente Volodymyr Zelensky assinou o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia", pode ler-se. "Este é um momento histórico", celebrou ainda o organismo.
A informação foi divulgada depois de, também esta segunda-feira, o presidente ucraniano ter pedido à União Europeia que permitisse que a Ucrânia fizesse imediatamente parte do bloco. Algo que, de acordo com o The Independent, seria feito ao abrigo de um procedimento "especial", com o objectivo de ajudar o país a defender-se da invasão russa que dura já há cinco dias.
"O nosso objectivo é estarmos juntos com todos os europeus e, mais importante, estarmos em pé de igualdade", disse Zelensky a propósito desta adesão, durante um discurso em vídeo, informa o The New York Times.
Também no sábado, o presidente ucraniano tinha avançado que este se tratava de um "momento crucial" para decidir sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia, na sequência do ataque que a Rússia tem perpetuado sobre o seu território.
Esta segunda-feira, representantes dos governos russo e ucraniano têm estado reunidos, na fronteira com a Bielorrússia, para discutir a possibilidade de um cessar-fogo. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram