Presidente do Malawi afirma que o terrorismo em C. Delgao é ameaça para o seu país

Publicado: 07/10/2020, 15:44
Categoria:

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, afirmou que o terrorismo de Cabo Delgado, em Moçambique, constitui uma ameaça para o seu país e para toda a região austral.

 

Chakwera que falava no aeroporto internacional Kamuzu, em Lilongwe, após a sua chegada de Moçambique,  disse a jornalistas que o Malawi, deve ser parte integrante no reforço de segurança moçambicana contra insurgentes que estão a aterrorizar parte da província de Cabo Delgado.

O estadista malawiano disse reconhecer que caso a insurgência de Cabo Delgado prevalecer, o Malawi será afectado, pois outrora acolheu mais de um milhão de refugiados, em consequência da guerra colonial e dos 16 anos.

Lazarus Chakwera, disse que o problema de Moçambique é igualmente o do Malawi e da SADC, razão pela qual o seu país não pode olhar a situação de Cabo Delgado de ânimo leve.

O estadista malawiano assumiu o seu compromisso em apoiar Moçambique em matérias de defesa e segurança, para que a região mantenha-se livre das ameaças de conflitos militares.

Entretanto, esta terça-feira, na vila do Songo, o presidente Lazarus Chakwera disse, no seu discurso, que a reactivação da Comissão de Defesa e Segurança, é o aval para que os dois países, trabalhem juntos, rumo a um objectivo comum, que é a garantia da segurança mútua.

Esta quarta-feira, o presidente do Malawi Lazarus Chakwera, partiu para Tanzânia, onde vai discutir com o seu homólogo John Magufuli, sobre o diferendo que existe na disputa da linha de fronteira do Lago Malawi. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram