Presidente do Malawi apresenta Informe sobre  estado geral da nação

Publicado: 09/02/2024, 10:00
Categoria:

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, apresenta, esta sexta-feira, no parlamento, o Informe sobre o estado geral da nação, em meio a desafios de ordem macro-económico e social.

O ano 2023 foi difícil para a economia do Malawi, devido a escassez de divisas que comprometeu sobremaneira o exercício de importação de bens essenciais com destaque para combustíveis, cimento de construção entre outros.

O ciclone Fredy que se abateu sobre o Malawi, tendo destruído infra-estruturas que movem a economia deste país, associado ao surto da cólera, colocaram o sistema micro e macro-económico do Malawi em queda livre.  

A concorrência desleal entre a moeda local face às moedas de referência cambial sobretudo o dólar, forçaram o Banco Central a desvalorizar o kwacha em 44%, o que elevou a inflação para 39%.

As reservas oficiais brutas, neste caso o montante de divisas sob o controlo directo do banco central, caíram para 194,82 milhões de dólares.

O Banco Mundial, considera as mais baixas reservas cambiais em cinco anos contados desde 2021.

Na sequência, o presidente Lazarus Chakwera, viu-se obrigado a introduzir medidas de austeridade incluindo o corte das suas viagens ao exterior até Março do presente ano.

Foi assim que o FMI aprovou o crédito de facilidade alargado de quatro anos no valor de 175 milhões de dólares, para ajudar o país a evitar um colapso económico.

O estadista malawiano imprimiu uma diplomacia económica , tendo feito várias viagens ao exterior pedindo a reestruturação da dívida do país, neste momento em estágio de insustentabilidade.

Neste exercício, Chakwera começou a reconquistar a confiança aos principais doadores do país, alguns deles prometendo voltar a financiar o orçamento do estado.

Em meio a desafios, Chakwera conseguiu liderar uma série de projectos de transformação de infra-estruturas, desde estradas, pontes, escolas, hospitais, casas para as forças de defesa e segurança entre outros.

Analistas políticos e as 4 bancadas parlamentares incluindo os independentes querem que Lazarus Chakwera aborde estas e outras questões e que apresente na magna casa, um plano concreto para combater a fome que atingiu 4,4 milhões de pessoas no país. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram