Presidente do Malawi em Maputo na Cimeira extraordinária da dupla troika da SADC

Publicado: 27/05/2021, 5:21
Categoria:

Presidente do Malawi Lazarus Chakwera participa hoje, em Maputo na cimeira extraordinária da dupla troika da Comunidade de Desenvolvimento para a África Austral (SADC).

 

Chakwera desloca-se à Maputo, a convite do seu homólogo Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de Moçambique e em exercício da SADC.

Um comunicado da presidência da república do Malawi refere que a participação de Lazarus Chakwera na cimeira extraordinária da dupla troika da SADC, demonstra o compromisso que o governo do Malawi em ajudar Moçambique a combater o terrorismo.

A intenção de apoiar Moçambique no combate ao terrorismo foi manifestado após a tomada de posse do novo Chefe de estado, em Junho do ano passado.

Nesta quarta-feira, no seu discurso sobre o dia da África, Chakwera enfatizou a necessidade de nunca se esquecer que o continente africano era frágil e susceptível a perturbações internas e a choques externos.

“Para tal, criar a África que queremos deve ser um esforço colectivo, o que significa que precisamos da União Africana agora mais do que nunca, para maximizar a nossa resiliência como africanos ”, disse Lazarus Chakwera, presidente do Malawi.

O porta-voz do Presidente da República do Malawi, Brian Banda, disse que o país está dependente da decisão da SADC, sobre o tipo de apoio a prestar a Moçambique para o combate ao terrorismo.

Banda explicou que o Malawi vincula-se ao comando da SADC e não pode agir isolado, assegurando que tudo que for acordado entre os países da região, Malawi irá cumprir.

Por seu turno, o ministro da defesa interna do Malawi, Richard Chimwendo Banda, defendeu que os países da região aprimorassem a sua forma de agir perante o tráfico humano, contrabando e crimes conexos, que ocorrem ao longo das  fronteiras comuns.

Richard Chimwendo Banda sublinhou ser crucial que as leis sobre o tráfico de pessoas, sejam padronizadas em todos os países e aplicadas de forma consistente, através das convenções internacionais e regionais existentes. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram