Presidente Nyusi reúne-se com Presidente do Conselho Europeu

Publicado: 08/02/2022, 18:32
Categoria:

O Presidente da República, que desde esta segunda-feira visita a Uniao europeia, reuniu-se, esta terça-feira, na sede daquela organização, em Bruxelas, com vários dignitários daquela organização continental.

 

Trata-se de encontros separados com o presidente do conselho europeu, Charles Michel, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans e o comissário para a gestão de crises, Janez Lenarčič.

O encontro com o Presidente do conselho europeu, que estava previsto para durar quinze minutos, prolongou-se para pouco mais de uma hora.

O terrorismo na província de Cabo Delgado, a reconstrução dos distritos afectados por esse fenómeno e as calamidades naturais que ciclicamente fustigam o nosso pais, decorrentes das mudanças climáticas, foram os assuntos abordados nos encontros.

Na reunião desta segunda-feira, a comissária da União Europeia para as parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, deu garantias de que a União europeia vai continuar a dar apoio financeiro a Moçambique, para fazer face aos eventos extremos que, anualmente se abatem sobre o pais, deixando um rasto de destruições.

Outra garantia tem que ver a ajuda financeira para a reconstrução dos distritos vítimas das acções terroristas, uma vez restabelecido o clima de paz, mercê das ofensivas das forças de defesa e segurança e suas aliadas do Ruanda e da SADC.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, disse que os encontros serviram para reforçar as relações de amizade e cooperação entre Moçambique e União Europeia, tendo concluído que elas se fazem ao mais alto nível e são excelentes.

Manuel Gonçalves explicou que houve troca de informações sobre a situação em Moçambique, com particular realce para a questão da cocid-19, tendo o Presidente da República agradecido o apoio prestado pela União Europeia nesta área.

Segundo o vice-ministro dos Negócios estrangeiros e Cooperação, a União europeia comprometeu-se em continuar a apoiar Moçambique na assistência humanitária de pessoas vítimas das calamidades naturais.

A visita de Filie Nyusi enquadra-se no reforço das relações político-diplomáticas e económico-comerciais, entre Moçambique e a União Europeia. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram