Presidente sul-africano apresenta informe sobre o Estado Geral da Nação

Publicado: 08/02/2024, 9:39
Categoria:

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, apresenta, esta quinta-feira, o informe sobre o Estado Geral da Nação, numa altura em que o parlamento adoptou novos procedimentos para a sessão solene.

Os sul-africanos estão expectantes em ouvir de Ramaphosa os passos dados desde o ano passado para a solução dos desafios relativos a crise de energia, desemprego, alto custo de vida,corrupção e criminalidade.

O Porta-voz de Cyril Ramaphosa disse que  o discurso do Presidente vai destacar as conquistas, sinalizar os desafios e delinear as intervenções para desbloquear o desenvolvimento do país.

Contrariamente ao que muitos esperavam, Vincent Magwenya explicou que o Presidente não vai anunciar a data das próxima eleições, no discurso desta quinta-feira.

Magwenya assegurou que a data das eleições gerais e provinciais sul-africanas somente sera conhecida quinze dias depois do discurso sobre o estado da nação.

No ano passado, a sessão do informe sobre o estado da nação foi marcada por incidentes protagonizados por s deputados do Partido da Liberdade Economica de Julius Malema, que exigiam explicações sobre o famigerado caso “Phala Phala”.

A segurança do Parlamento foi acionada para retirar da sala sessões seis deputados do EFF.

Na base dos novos procedimentos, aprovados em Dezembro passado  anunciados, esta semana, pela Presidente do Parlamento, Nosiviwe-Nqakula, os seis deputados, incluindo Julius Malema, estão interditos de participar da sessão desta quinta-feira:

Nos termos das novas regras, nenhum deputado pode interromper o Presidente durante a apresentação  do discurso sobre o Estado da Nação. Da mesma forma, são proibidas interrupções durante o discurso do Presidente na abertura da sessão do Parlamento. Além disso, estas regras estipulam que nenhum outro assunto pode ser considerado durante uma sessão da apresentação do estado da nação. Estas medidas são fundamentais para garantir que estes importantes eventos nacionais sejam conduzidos de forma ordeira e respeitosa, reflectindo a dignidade do Parlamento e a importância destes discursos na definição da agenda legislativa e de desenvolvimento da nação” disse o Presidente do Parlamento sul-africano, Nosiviwe-Nqakula.

   O EFF tentou, sem sucesso, recorrer aos tribunais para que o seis deputados pudessem ter acesso acesso à sala onde o Presidente Cyril Ramaphosa vai apresentar o informe sobre o estado da nação, esta quinta-feira. (RM Pretória)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram