Presidente sul-africano dirige cerimónia central do Dia da Mulher

Publicado: 09/08/2022, 9:43
Categoria:

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, dirige, esta terça-feira em Kwazulu-Natal, a cerimónia central do Dia da Mulher.

Este ano, a celebração do 9 de Agosto acontece dias depois da horrivel história sobre a violação sexual de oito jovens sul-africanas, nos arredores do municipio de Krugersdorp.

Este acontecimento veio expôr, uma vez mais, um dos grandes desafios que a mulher sul-africana enfrenta; a violência contra a mulher.

O Presidente Ramaphosa chegou a considerar a violência contra a mulher como a segunda pandemia na África do Sul, depois da covid-19.

A secretária da Organização da Mulher Moçambicana, em Pretória, Adelaide Cossa, juntou a sua voz, á condenação do acto de  esturpo das oito raparigas sul- africanas.

Por outro lado, o caso de estupro trouxe à tona  questões relativas à imigração, mineração ilegais e ao tráfico de pessoas.

Certamente que o estadista sul-africano vai abordar os passos que o governo está a dar para lidar com  casos como os da violaçao sexual das oito raparigas, da pratica do garimpo illegal e da imigraçao fora da lei.

O Dia da Mulher também vai servir para que a sociedade sul-africana discuta e destaque programas voltados para o empoderamento e afirmação das mulheres.

O nove de Agosto foi decretado como dia da mulher em homenagem a uma marcha de protesto realizada em 1956, por vinte mil mulheres que resistiam ás restriçoes de movimentos de sul-africanos negros, no seu próprio país ( RM)

Tags: ,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram