Presidente sul-africano quer soluções urgentes para a crise energética no país

Publicado: 22/09/2022, 8:11
Categoria:

O Presidente sul-africano diz que quer soluções urgentes para a crise energética que afecta o país.

Cyril Ramaphosa teve que cancelar a sua participação na Assembleia Geral da ONU, para lidar de perto com a crise energética que assola a África do Sul.

Este assunto esteve no topo de agenda da reunião semanal do governo sul-africano,  desta quarta-feira.

Embora pouco tenha transpirado sobre o posicionamento de Pretoria, face a esta crise, sabe-se que o estadista sul africano defende soluções urgentes.

Uma das medidas avançadas pela imprensa, supostamente debatida na reunião de ontem, tem que ver com mexidas na actual estrutura directiva da ESKOM, a empresa estatal de distribuição de energia.

Curiosamente, numa interacção havida, também ontem, com os estudantes da Universidade da África do Sul, o antigo presidente Thabo Mbeki culpou a liderança da  ESKOM, pela actual crise energética.

Mbeki diz que a justificativa dada pela empresa, segundo a qual os apagões são causados pelas unidades de geração de energia obsoletos, não faz sentido. De acordo com Mbeki mesmo as mais recentes unidades não estão a funcionar correctamente.

É nessa linha de pensamento, mexidas na direcção da ESKOM, que o presidente Cyril Ramaphosa tem uma série de reuniões agendadas para o fim-de-semana.

Os encontros serão com os Ministros das Empresas Públicas; dos Recursos Minerais e Energia; do Meio Ambiente e com membros do comité nacional de crise de energia.

Na procura de soluções, a cidade do Cabo diz que vai construir sua própria usina solar, conectada á rede eléctrica da urbe, para acabar com os apagões longos.

A construção da usina solar fotovoltaica está projectada para o próximo ano, e deve começar a gerar energia, em dois mil e vinte e quatro. (RM Pretória)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram