Primeira-dama Isaura Nyusi pede maior atenção às crianças pelo elevado nível de desnutrição

Publicado: 06/08/2021, 15:06
Categoria:

A Primeira-dama da República de Moçambique pede mais atenção para com as crianças, na sequência do aumento dos índices da desnutrição crónica no país.

Isaura Nyusi falava esta sexta-feira, em Matutuíne, província de Maputo, na cerimónia de lançamento da Semana Mundial do Aleitamento materno.

 

Dados divulgados na ocasião indicam que uma em cada duas criança sofre da desnutrição crónica.

Segundo Isaura Nyusi, em Moçambique, apenas trinta e cinco por cento das crianças, dos nove aos onze anos de idade tem uma frequência alimentar mínima e, só sessenta e nove por cento das crianças, tem a introdução atempada dos alimentos complementares.

A Primeira-dama disse que esses factores exigem esforços redobrados, com a participação de todo o tecido social, pois, somente assim, será possível almejar um Moçambique com crianças saudáveis, inteligentes e futuros adultos do país.

Isaura Nyusi congratulou o governo moçambicano por ter estendido a licença de maternidade para noventa dias, para permitir que as mães e os filhos passem muito tempo juntos, favorecendo a amamentação.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno centra-se na forma como o aleitamento materno contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos e, no imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

Moçambique irá estender as comemorações para todo o mês de Agosto, com realização de várias actividades a nível das comunidades e das unidades sanitárias, que visam a promoção do aleitamento materno exclusivo e continuado, assim como a introdução atempada e adequada de outros alimentos.

No presente ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, é comemorada sob o lema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram