Primeiro-Ministro em Nova Iorque para participar na 77ª Assembleia-geral da ONU

Publicado: 22/09/2022, 10:02
Categoria:

O Primeiro-Ministro chega, esta quinta-feira, a Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, para tomar parte na septuagésima sétima Assembleia-geral das Nações Unidas.

Em representação do Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi, Adriano Maleiane, vai, antes da sua intervenção, aprazada para o próximo sábado, cumprir uma vasta agenda de trabalho, participando em diferentes fóruns que marcam a sessão de Alto Nível da Assembleia-geral da ONU.
Entre os fóruns, está o momento de reflexão sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, comemoração do trigésimo aniversário da Declaração sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas ou Linguísticas e do Dia Internacional para a Eliminação Total de Armas Nucleares.
Encontros bilaterais o Director Geral da Organização Internacional das Migrações e com representantes do Governo de vários países de África, Ásia, Médio Oriente e Europa, constam ainda da agenda do Primeiro-ministro moçambicano.
No seu discurso, Adriano Maleiane deverá apresentar o estágio de desenvolvimento do país em várias áreas, no contexto da agenda 2030, conhecida também por Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
O debate geral da septuagésima sétima Assembleia-geral da ONU iniciou, esta terça-feira, com o discurso do Presidente do Brasil, como é tradição, desde 1949.
Jair Bolsonaro disse, na ocasião, que é da responsabilidade colectiva encontrar respostas para os principais desafios globais.
Este ano, a sessão de Alto Nível da Assembleia-geral da ONU é realizada sob o lema: “O tempo de mudança: soluções transformativas para desafios interligados”.
Esta é a primeira sessão em que Moçambique participa depois de ser eleito, a 09 de Junho passado, membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
É igualmente a primeira sessão dirigida pelo novo Presidente da Assembleia-geral da ONU, o húngaro Csaba Korosi, eleito em Junho passado e empossado, na semana passada.
Também é a primeira sessão que acontece após o início da guerra Rússia-Ucrânia, que tem sido a nota dominante dos vários discursos feitos nesta assembleia.
Aliás, devido justamente aos debates polarizados a cerca deste conflito, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi-Jinping, já anunciaram que não vão tomar parte na sessão, sendo, por isso, as grandes ausências da 77ª sétima assembleia-geral da ONU, que conta com pelo menos 130 Chefes de Estado e de Governo. (RM /Nova Iorque)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram