Primeiro-ministro quer sector de Justiça que respeite o estado de direito

Publicado: 20/09/2021, 17:16
Categoria:

O Primeiro-ministro, reafirma que o continuo desenvolvimento do sector da justiça é essencial para a consagração de uma cultura de governação democrática que respeite o estado de direito.

 Carlos Agostinho do Rosário apontou como feitos, a promoção de acções que visam o fortalecimento e melhoria do funcionamento das instituições da justiça.

O Primeiro-ministro fez este pronunciamento esta segunda-feira, em Maputo, no lançamento do Plano Estratégico do Ministério Público 2022-2026.

Segundo Carlos Agostinho do Rosário, este instrumento torna-se mais relevante pelo facto de alargar os mecanismos de acesso à justiça.

O Primeiro-Ministro enalteceu que as linhas estratégicas deste plano exprimem o compromisso assumido pelo ministério público, no exercício das suas funções constitucionais e legais.

Do Rosário aponta desafios no controlo da legalidade e promoção dos direitos humanos, criação e instrução dos processos-crime, exercício da acção penal e defesa da acção jurídica dos menores.

O plano estratégico do ministério público 2022-2026 assenta sobre cinco eixos estratégicos, designadamente o controlo da legalidade, intervenção processual, informação e educação jurídicas, cooperação jurídica e judiciária internacional e desenvolvimento instituicional. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram