Processo DDR: Mais de 700 guerrilheiros da Renamo serão desmobilizados esta semana

Publicado: 10/03/2021, 19:25
Categoria:

Mais de setecentos guerrilheiros da Renamo serão desmobilizados, esta semana, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, em curso no país.

O primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, anunciou hoje, durante a sessão de informação do governo, na Assembleia da República, que o processo DDR vai ainda envolver oito elementos da auto-proclamada Junta Militar da Renamo, que decidiram abandonar as matas.
“Estes desenvolvimentos fazem nos acreditar que estamos num bom caminho rumo ao calar definitivo das armas e a reconciliação nacional. Assim, apelamos aos integrantes da auto-proclamada Junta Militar da Renamo e ao seu chefe a se juntarem a este processo irreversível do DDR, ora em curso, seguindo o exemplo dos que vêm aderindo a este processo. Queremos assim saudar de forma especial Sua Excelência, Filipe Jacinto Nyusi, Presidente de Moçambique, pelo seu incansável empenho na busca de soluções para o alcance da paz definitiva, promovendo o diálogo, tolerância e o espírito da reconciliação nacional”, disse.
Carlos Agostinho do Rosário falou igualmente do terrorismo em Cabo Delgado tendo dito que se regista uma tendência de retorno gradual da estabilidade e segurança públicas.
“ Renovamos o compromisso do governo em reforçar continuamente a capacidade operativa das Forças de Defesa e Segurança para que continuem a cumprir de forma implacável a sua nobre missão que é de defender a pátria moçambicana. Apelamos a união e a coesão de todos os moçambicanos na luta sem tréguas contra o terrorismo inimigo do nosso desenvolvimento e bem-estar. Aos jovens e a todos que foram enganados a se juntarem aos grupos terroristas, voltem sem qualquer receio para junto das vossas famílias e comunidades de modo a participarem no desenvolvimento do país, em resposta a exortação do Chefe do Estado, Sua Excelência Filipe Nyusi”, frisou. Entretanto o governo volta amanhã ao Parlamento para responder as questões de insistência dos deputados. (RM)

 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram