“Processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros da Renamo será concluído este ano” -PM

Publicado: 25/09/2022, 7:31
Categoria:

O Primeiro-ministro reitera que o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos guerrilheiros da Renamo (DDR) será concluído, ainda este ano.

Adriano Maleane diz que a abrangência do DDR para mais de 4 mil dos 5 mil e 200 homens residuais da Renamo, até aqui, é um claro sinal de que todo o processo deverá conhecer o fim, até Dezembro próximo, incluindo o encerramento de todas as bases do movimento.

Trata-se, segundo Maleiane, do fim de um dos principais dossiers relacionados com a paz e reconciliação nacional, ao longo dos últimos anos, no país.

Por isso mesmo, na sede das Nações Unidas, Primeiro-ministro, Adriano Maleane, é portador de um convite do Presidente da República, Filipe Nyusi, ao Secretário-geral da ONU, António Guterres, para visitar Moçambique e testemunhar o fim do DDR.

Ainda no capítulo da segurança, Adriano Maleane destacou os resultados no combate ao terrorismo, em Cabo Delgado, como um claro sinal do sucesso da abordagem que o país adoptou para acabar com o problema.

Este sábado, Adriano Maleane discursou, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, no prosseguimento da sessão de Alto Nível da septuagésima sétima Assembleia-geral da ONU.

Moçambique entra, a partir de 01 de Janeiro de 2023, para o Conselho de Segurança das Nações Unidas, depois da eleição, em Junho passado, um tema apontado no discurso do Primeiro-ministro, que agradeceu pela escolha unânime de Moçambique ao Órgão. ( RM Nova Iorque)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram