Maputo acolhe hoje, o lançamento da segunda fase do projecto Beyond Mayibuye, que envolve o Museu Mafalala e a HLOYASE – Casa Museu Malangatana com intuito de reviver e manter o legado do artista Malangatana Valente Ngwenya.
O projecto Beyond Mayibuye é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, que visa transformar museus e centros culturais africanos em espaços vivos de aprendizagem, diálogo e reconciliação. A ideia não é apenas preservar objectos, mas memórias, vozes que ecoam para além das fronteiras de Moçambique e da África Austral.
O nome de Malangatana Valente Ngwenya assume a dianteira. Ivan Larajeira, Director do Museu Mafalala afirma que a obra do artista transcende o território nacional, dialogando com as lutas da região Austral: a resistência ao apartheid na África do Sul, a independência do Zimbabuwe e a construção de uma África livre, solidária e afirmada na sua dignidade.
Ivan Larajeira explica a escolha do nome de Malangatana e a importância da inserção no projecto Beyond Mayibuye
Face a iniciativa Beyond Mayibuye, junta se o Museu Mafalala, um espaço considerado Memória Viva da Periferia onde se entrelaçam histórias de exílio, resistência e pertença. E é também periférica nas geografias do poder, mas central nas geografias da identidade e da liberdade.
A segunda fase do projecto projecto Beyond Mayibuye, marca um novo ciclo, o diálogo com a Casa-Museu Malangatana e reabre caminhos entre arte, política e comunidade, unindo passado e futuro.
Os organizadores afirmam que pretende com projecto utilizar o “Toolkit Beyond Mayibuye” para desenvolver actividades educativas intergeracionais, oficinas, debates e visitas mediadas que liguem jovens a testemunhos das lutas de libertação.
Apresentação de exposições e programas inspirados na obra e no pensamento de Malangatana, destacando o seu papel como artista pan-africano e cidadão do mundo é outro elemento que faz parte das propostas de actividade.
Por: Ouri Pota
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.