Província de Maputo. Cerca de 6 mil residentes da Ilha Josina Machel em risco de enfrentar a fome

Publicado: 04/03/2022, 6:10
Categoria:

Cerca de seis mil residentes da Ilha Josina Machel, no distrito da Manhiça, província de Maputo estão em risco de enfrentar a fome.

 

 Em causa, está a destruição de cerca de novecentos hectares de culturas diversas pelas águas do rio Incomáti, nesta época chuvosa, segundo o representante dos agricultores da Ilha, Ernesto Cossa.

A agravar a situação está o desaparecimento de três bairros habitacionais devido as águas desta bacia hidrográfica estagnadas desde 2019, facto que ditou igualmente a perca de outras áreas de produção.

 “Estas cheias já não saem, o rio está cheio de lixo, há capim, árvores, a água já invade aquelas pequenas valas que entram na machamba, a água já não consegue sair. Na realidade haverá fome porque aquele milho que restou, cerca de dois e meio hectares foram invadidos pelas águas”, disse.

Entretanto o delegado do INGD em Maputo anunciou que uma equipa multissectorial vai deslocar-se a Ilha Josina Machel para encontrar possíveis soluções do problema. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram