O Conselho municipal de Marracuene, na província de Maputo, em colaboração com outras instituições, estão a investigar a ocorrência de mortes em algumas comunidades, associadas ao consumo de um peixe, tido como venenoso.
A última alegada vítima do peixe, designado cientificamente por baiacu, também conhecido localmente por dziswe ou sapo marinho, é um pescador que perdeu a vida, no sábado findo, depois de consumir o peixe na zona da praia de Gazene.
O presidente do Conselho municipal de Marracuene, Shafee Sidat, esteve no local e alertou a população para uma redobrada atenção.
Shafee Sidat, Presidente do Conselho municipal da vila de Marracuene, e a ocorrência de mortes em algumas comunidades, associadas ao consumo de um peixe tido como venenoso.
Baiacu é o nome comum para diversos peixes da ordem tetraodontiformes, conhecidos pela capacidade de inflar o corpo quando se sentem ameaçados.
Muitos baiacus são extremamente venenosos devido à tetrodotoxina, uma neurotoxina presente principalmente na pele e nos órgãos, que pode ser letal para humanos se ingerida. Essa substância é tão tóxica que a preparação para o consumo exige técnica especializada para remover as partes venenosas e evitar a contaminação da carne. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.