Próximo presidente da UA quer reforço das relações com UE

Publicado: 23/01/2021, 8:01
Categoria:

O Presidente da República Democrática do Congo (RDCongo), Félix Tshisekedi, próximo presidente em exercício da União Africana (UA), apontou, esta sexta-feira, as relações com a União Europeia e a Área de Livre Comércio Continental Africana (ALCCA) como principais objectivos.

"Espero que durante o meu mandato à frente da União Africana o acordo entre esta e a União Europeia seja finalizado e que o processo de integração regional africana no quadro da ALCCA avance", afirmou o chefe de Estado congolês, perante o corpo diplomático, citado pela agência France-Presse (AFP).
Tshisekedi iniciará o seu mandato à frente da UA em Fevereiro.
Prevista para este ano está a realização de uma cimeira UE-UA, na qual as duas organizações deverão definir a sua futura cooperação e renovar a parceria entre África e União Europeia, adoptada em 2007.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu, no início de 2020, África e Europa como "parceiros naturais", falando de uma nova "estratégia africana" para a UE. Em 30 de Junho, o Conselho Europeu reafirmou a "importância primordial de uma parceria reforçada entre UE e África.
Durante o dia de hoje, os deputados congoleses adoptaram também o projecto de lei sobre a adesão da RDCongo à ALCCA.
A decisão não foi adoptada de forma unânime, uma vez que vários deputados rejeitaram a proposta, considerando que o país não estava pronto para ratificar o acordo.
Alguns dos deputados manifestaram receio de serem invadidos por países vizinhos, em particular na parte oriental da RDCongo, como o Ruanda e Uganda.
A deputada Christelle Vuanga defendeu que o país precisa antes "de 90.000 quilómetros de estradas para a exploração agrícola".
O texto foi adoptado por 330 votos, com oito deputados a votarem contra e dois a absterem-se.
A sessão não contou com os deputados da Frente Comum pelo Congo, do antigo Presidente Joseph Kabila, que se opõem ao projecto de lei.(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram