Putin diz que guerra visa acabar com "enclave antirrusso" criado por Kyiv

Publicado: 01/09/2022, 22:50
Categoria:

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que a campanha militar que Moscovo desencadeou na Ucrânia visa acabar com um "enclave antirrusso" que o país vizinho está a criar e que ameaça a Rússia.
"No território da atual Ucrânia começaram a criar um enclave antirrusso que ameaça o nosso país", disse o chefe do Kremlin numa reunião com estudantes em Kaliningrado, um enclave na costa do mar Báltico, situado entre a Lituânia e a Polónia, que pertence à Rússia apesar de não compartilhar fronteira terrestre.
É por isso, que "os nossos soldados lutam lá, muitos morrem, defendem os habitantes de Donbass e da própria Rússia, e isso merece, sem dúvida, o apoio de toda a sociedade", declarou Putin por ocasião do início das aulas, transmitidas em directo pela televisão estatal russa.
"Esta não é uma questão infantil, mas é bastante compreensível. Na verdade, iniciaram uma guerra contra nós que durou oito anos. A nossa tarefa, a missão dos nossos soldados, é acabar com esta guerra, defender o povo", sustentou.
O Presidente rejeitou as acusações do Ocidente de que a Rússia está a levar a cabo uma agressão contra a Ucrânia.
"Todos consideram que há agressão da Rússia, mas ninguém sabe ou compreende que após o golpe de Estado de 2014 na Ucrânia os habitantes de Donetsk e Lugansk, na sua maioria, e os da Crimeia não quiseram reconhecer os resultados do golpe de Estado", apontou o líder russo.
Putin referia-se à revolta popular em Kyiv que terminou com a fuga do país do então Presidente ucraniano, Viktor Yanukovych, actualmente refugiado na Rússia.
Mais uma vez, o Presidente russo insistiu que a Ucrânia nunca existiu como um Estado antes da ascensão da União Soviética e que o regime comunista criou a República Soviética ucraniana, à qual entregou vastos territórios ancestrais russos. (RM /NMinuto)
.

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram