Putin. "Nós não impedimos a exportação de cereais ucranianos"

Publicado: 30/06/2022, 22:58
Categoria:

"Os militares ucranianos minaram as proximidades dos seus portos, ninguém os impede de limpar essas minas e garantimos a segurança do transporte de cereais de lá", justifica o governante.
Vladimir Putin negou, esta quinta-feira, que Moscovo esteja a bloquear as exportações de cereais ucranianos e repetiu a afirmação da Rússia de que as sanções ocidentais são as culpadas pelos problemas no mercado global de alimentos.
Em conferência de imprensa ao lado do presidente da Indonésia Joko Widodo, o líder russo disse: "Nós não impedimos a exportação de cereais ucranianos". "Os militares ucranianos minaram as proximidades dos seus portos, ninguém os impede de limpar essas minas e garantimos a segurança do transporte de cereais de lá", acrescentou.
O Presidente minimizou ainda o impacto da Ucrânia no mercado global, salientando que havia apenas cinco milhões de toneladas de trigo actualmente presas no país.
"Esta é uma quantidade que não afecta de forma alguma os mercados mundiais", disse, alegando que representa apenas 0,5% da produção global de cereais.
Ao contrário do governo russo, as Nações Unidas estimaram no início de maio que 22 milhões de toneladas de cereais estavam presos na Ucrânia e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou no dia 6 de Junho que este número poderia aumentar para 75 milhões de toneladas até ao outono deste ano.(RM /NMinuto)

Tags: ,,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram