Que vivem em 121 países: Mais de 18 mil sul-africanos inscrito para votar nas eleições gerais deste ano

Publicado: 26/01/2024, 11:16
Categoria:

Mais de dezoito mil sul-africanos, que vivem em cento e um países, inscreveram-se, com recurso a plataformas digitais, para votar nas eleições gerais e provinciais, agendadas para este ano.

O facto foi revelado, esta quinta-feira, pela Comissão Eleitoral Independente da África do Sul.

De acordo com o diretor eleitoral, Sy Mamabolo, o Reino Unido é o país com mais sul-africanos inscritos, num total de cinco mil e novecentos.

Em nove países africanos foram registados mil e cento e oitenta e nove sul-africanos, na sua maioria nas Ilhas Maurícias, num total de trezentos e dezasseis.

Não se  fez menção aos sul-africanos que vivem em Moçambique.

A Comissão Eleitoral Independente da África do Sul chamou a imprensa, esta quinta-feira, para anunciar o arranque hoje do chamado fim-de-semana de recenseamento eleitoral no estrangeiro. O processo vai decorrer até domingo.

A Comissão Eleietoral Independente fez saber que o recenseamento de sul-africanos no estrangeiro não vai acontecer no Sudão, Israel e Ucrânia. É que a África do Sul encerrou as suas representações diplomáticas, nestes países, devido a questões de segurança.

Os sul-africanos que se encontram em Israel, Sudão e Ucrânia são, por isso, encorajados a fazer a inscrição online.

De referir que nas eleições de dois mil e dezanove, votaram vinte e um mil sul-africanos que vivem no estrangeiro.

Enquanto isso, a Comissão Eleitoral Independente prepara o segundo  e último fim-de-semana de recenseamento para eleitores que vivem na terra do rand. Tal será nos dias três e quatro de Fevereiro próximo.

Estão preparadas mais de vinte e três mil assembleias, espalhadas pelas nove províncias da África do Sul

O primeiro fim-de-semana da  campanha aconteceu em Novembro do ano passado com o recenseamento de cerca de seiscentos mil novos eleitores.

Neste momento, estao resenceados cerca de vinte e nove milhões de eleitores sul-africanos.

O presidente Cyril Ramaphosa ainda não marcou a data das eleições, que poderão ter um recorde de mais de duzentos partidos a concorrer.

Pela primeira vez estas eleições vão poder contar com a participação de candidatos independentes. (RM Pretória)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram