Rádio Moçambique celebra 46 anos

Publicado: 02/10/2021, 5:31
Categoria:

A Rádio Moçambique (RM) celebra hoje 46 anos da sua criação.

A data é comemorada num momento de remodelação e digitalização da RM, cujo projecto está orçado em cerca de 86 milhões de dólares.
As linhas de força do projecto foram apresentadas no I Conselho coordenador do Gabinete de Informação (GABINFO), que terminou, esta sexta-feira em Marracuene, na província de Maputo.
O presidente do Conselho de administração da Rádio Moçambique, Abdul Naguibo, diz que o projecto vai representar uma autêntica revolução à altura dos 46 anos, que hoje se assinalam.

“São quarenta e seis anos repletos de muito trabalho e sobretudo de muito sucesso. A Rádio Moçambique hoje já cobre o país todo, ou seja, no período diurno cobrimos em 80 por cento e no período nocturno cobrimos a totalidade do território moçambicano. Isto é um grande sinal de crescimento, mas também cresce no novo produto que oferece ao ouvinte, do ponto de vista de qualidade; estamos a querer crescer do ponto de vista tecnológico; estamos a crescer do ponto de vista de passagem de testemunho “, disse.

História da Rádio Moçambique
Inicialmente designada por Grémio dos Radiófilos da Colónia de Moçambique (GRCM), foi fundada em Julho de 1932, tendo emitido pela primeira vez em 18 de Março de 1933, com a instalação do posto CR7AA.
A Rádio Moçambique foi criada a 2 de Outubro de 1975, ano da nacionalização dos órgãos de produção e emissão radiofónica então existentes em Moçambique.
No quadro das transformações introduzidas pela Constituição de 1990, foi aprovada a Lei n.º 18/91, de 10 de Agosto, conhecida por Lei de Imprensa, a qual estabelece, no n.º 1 do seu artigo 11, que a radiodifusão nacional integra o sector público da Imprensa.
Tendo em conta o novo contexto político e legal, foi necessário adequar a estrutura, organização e funcionamento da Rádio Moçambique. Nestes termos, ao abrigo da Lei n.º 17/91, de 3 de Agosto, a Rádio Moçambique é transformada em Empresa Pública dotada de autonomia financeira, administrativa e patrimonial.
Possui emissores em todas as províncias. Para além de programas da Antena Nacional (a estação-mãe, que emite em língua portuguesa), os emissores provinciais emitem ainda programas de sua produção em mais de uma dezena de línguas moçambicanas.
Na cidade de Maputo, a Rádio Moçambique opera ainda a Rádio Cidade, uma emissora em frequência modulada virada para o entretenimento, a RM Desporto e a Maputo Corridor Radio, uma emissão em língua inglesa. (RM)

 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram