Rainha Isabel II é hoje sepultada. Maior operação policial de sempre

Publicado: 19/09/2022, 10:23
Categoria:

As cerimónias fúnebres da rainha Isabel II, que morreu a 8 de Setembro, terminam esta segunda-feira, dia 19, com o funeral de sua majestade.
Entre as 06h30 e as 19h30 decorre um elaborado programa, preparado detalhadamente e seguindo o protocolo e tradição real, para o dia em que a rainha é sepultada e é declarado feriado nacional.
Na Abadia de Westminster, no centro de Londres, decorrerá o funeral de Estado, na presença de cerca de 2.000 convidados, incluindo centenas de líderes e monarcas internacionais.
O funeral de Estado da rainha Isabel II, o primeiro desde a morte de Winston Churchill, em 1965, será a maior operação de segurança de sempre em Londres, com líderes de todo o mundo e enormes multidões esperadas na capital britânica, ainda maiores do que nos Jogos Olímpicos de 2012.
A operação de protecção global de hoje será mesmo maior que a do fim- de-semana do Jubileu de Platina, a celebração dos 70 anos de reinado da monarca, que decorreu no início de Junho deste ano.
A polícia de Londres foi reforçada com agentes de todas as 43 forças policiais de Inglaterra e do País de Gales, e foram também mobilizados soldados de todos os ramos das Forças Armadas e centenas de trabalhadores para prestar assistência nas ruas, em cumprimento de um plano que estava em preparação há vários anos, precisamente por se prever que seria um acontecimento sem precedentes: a maior concentração de líderes mundiais em décadas e, além disso, de centenas de milhares de pessoas presentes para prestar uma última homenagem à rainha.
Como não poderia deixar de ser, são vários os canais televisivos e não só que tem hoje uma emissão especial dedica ao funeral da rainha Isabel II.
Onde será sepultada a rainha Isabel II?
Isabel II será hoje sepultada em jazigo da família em Windsor. A informação foi oficialmente confirmada pelo palácio de Buckingham.
A urna do marido da monarca, o príncipe Filipe, que morreu em 2021, aos 99 anos, será também transferida para ficar junto à sua. No jazigo real de Windsor encontram-se também depositados os restos mortais do pai de Isabel II, Jorge VI, da mãe, Isabel Bowes-Lyon, e da irmã, a princesa Margarida.
A informação foi oficialmente confirmada pelo palácio de Buckingham. Esta cerimónia privada para o rei Carlos III e os membros da família real britânica decorrerá às 19h30 (hora local) A cerimónia religiosa oficial tem início previsto para as 11h00. (RM /NMinuto)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram