
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, diz que a primeira cimeira do G20, agendada para os dias 22 e 23 deste mês, em Joanesburgo, vai acontecer com ou sem a presença dos Estados Unidos da América.
Esta é a reacção do estadista sul-africano após o recente anuncio de Donald Trump de que os Estados Unidos da América vão boicotar a primeira cimeira do G20 a realizar-se no continente africano.
Pretória e Washington têm andado em rota de colisão, desde que Trump regressou á Casa Branca.
Em causa estão a suposta violência e a expropriação de terras de fazendeiros brancos na terra do rand. A Administração de Donald Trump nunca apresentou evidencias destas acusações.
O presidente sul-africano disse, esta quarta-feira, os Estados Unidos da América é que saem a perder ao não marcar presença na cimeira de Joanesburgo. Acrescentou que estão também a desistir de desempenhar o importante papel de maior economia do mundo:
#Com base na minha experiência política, posso dizer que os boicotes nunca funcionam de verdade. Eles têm um efeito muito contrário. O facto de os Estados Unidos não estarem na cimeira do G20 não significa que a cimeira não vai acontecer. Vai acontecer, sim, até porque todos os outros chefes de Estado estarão aqui, e, no fim, tomaremos decisões fundamentais. A ausência deles é uma perda para eles próprios. E, de certa forma, os Estados Unidos também estão a abrir mão do papel importantíssimo que deveriam desempenhar como a maior economia do mundo. Eu sempre disse ao presidente Trump que os Estados Unidos têm um papel importante a desempenhar e, portanto, ele precisa vir ao G20. Agora, eles escolheram boicotar, e boicotes nunca geram grandes impactos. Vamos tomar decisões que vão fazer avançar diversas questões e as nossas prioridades serão definidas. Então, eu diria que os Estados Unidos precisam repensar se a política de boicote realmente funciona, porque, na minha experiência, não funciona. É melhor estar dentro da tenda do que fora dela” ,disse.
A próxima cimeira do G20 vai decorrer sob o lema Solidariedade, Igualdade, Sustentabilidade.
Quem também disse que vai participar na reunião de Joanesburgo é o presidente argentino, Javier Milei, tido como aliado de Donald Trump.
O G20 é o fórum que congrega as principais economias do mundo, incluindo a União Africana e a União Europeia. (RM Johannesburg)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.