RCA/Eleições: Ex-presidente Bozizé anuncia candidatura às presidenciais

Publicado: 25/07/2020, 20:55
Categoria:

O ex-chefe de Estado da República Centro-Africana (RCA), François Bozizé, afastado do poder em 2013, anunciou, este sábado, a sua candidatura às eleições presidenciais de Dezembro durante um congresso do seu partido, em Bangui.

"O congresso acaba de me nomear candidato pelo Kwa Na Kwa às próximas eleições presidenciais (...) aceito solenemente a missão que me confiam", declarou Bozizé num discurso que também foi transmitido em directo no Facebook.
Bozizé pintou "um quadro tão escuro quanto traumático" do seu país e criticou "a ausência de democracia", "a ascensão do tribalismo", "a seriedade da situação de segurança" e "a total ausência de autoridade do Estado".
Bozizé apresentou-se como candidato à "reconciliação e unidade nacional", pedindo a apoio de outros partidos à sua candidatura.
Após seis anos de exílio no exterior, François Bozizé regressou em meados de Dezembro a Bangui.
Chegou ao poder em 2003 após um golpe de Estado e foi presidente durante 10 anos até ser derrubado por Michel Djotodia, chefe da Séléka, grupo maioritariamente muçulmano, num país predominantemente cristão.
O golpe mergulhou o país numa guerra civil, marcada por violentos confrontos, que surgiram para apoiar o presidente deposto.
A RCA, um dos países mais pobres do mundo, é governada desde 2016 por Félix Archange Touadera, provável candidato à reeleição.
Essa eleição, prevista para Dezembro, é considerada de alto risco: dois terços do país ainda são controlados por grupos armados, apesar de um acordo de paz assinado em Fevereiro de 2019 em Cartum entre o governo e 14 milícias. (RM Angop).

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram