A família moçambicana perdeu um líder com o desaparecimento físico do Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango.
Esta é a reacção do partido Frelimo, por conta da morte do também Edil da Beira, vítima de doença, na vizinha República da África do Sul.
O Secretário-Geral do partido no poder, Roque Silva, anota que este constitui um momento de dor e consternação de toda a sociedade moçambicana.
“É motivo bastante para dizermos que não perdeu apenas a família Simango, a família MDM; perdeu a família moçambicana por ter deixado de existir um dos dirigentes políticos que vinha dado a sua contribuição na consolidação do processo democrático deste país, condição fundamental para a consolidação da paz”, disse.
Por sua vez o porta-voz da Renamo, José Manteigas, descreveu o papel preponderante que Daviz Simango desempenhou na consolidação da democracia moçambicana.
Já o presidente da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique, Calisto Cossa, realça que foi com grande pesar que os membros da ANAMM receberam a noticia da morte de Daviz Simango, quase que logo depois de ter perecido a Edil de Chókwè, num passado recente.
Calisto Cossa sublinhou que tudo será feito para dar continuidade ao legado deixado por Daviz Simango.
O Conselho Municipal da Beira considera que a visão e o legado de Daviz Simango, permanecerão para sempre na história da cidade.
A Edilidade frisa que Daviz Simango projectou Beira em diversas dimensões e por isso, o maior desafio agora é manter o segundo maior centro do país, na rota de desenvolvimento.
Em conferência de imprensa, o vereador municipal de Infra-estruturas e Construção, Albano Carige, pede calma e união dos munícipes, ao mesmo tempo que apela à valorização dos feitos do Edil e Presidente do MDM.
Nas ruas da cidade da Beira, a notícia sobre a morte de Daviz Simango vai fazendo eco entre um sentimento de incredulidade e choque. Os populares referem que o Autarca deixa um grande vazio. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.