Reduz conflito entre comunidade de Tacuane e empresa de borracha, na Zambézia

Publicado: 08/11/2022, 9:48
Categoria:

 Está a reduzir o conflito entre a comunidade de Tacuane e a empresa de capitais indianos que fomenta a produção de borracha no distrito de Lugela, na Zambézia.

É uma informação prestada à imprensa, esta segunda-feira, pela administradora de Lugela, Judite Filipe.

Acções de vandalismo, como a queima de árvores de borracha e invasão aos espaços da empresa ocorriam com frequência, sendo atribuídas as comunidades locais.

A Administradora distrital assegurou que o governo local tem vindo a mediar estes conflitos.

“ Conflitos existem, invasão da população aos espaços que pertencem a empresa, porque em algum momento a nossa população pode não entender isso. Sim, foram compensados, mas há espaço vago e eles constroem, vão capinar, vão fazer as suas machambas mas há uma coordenação que existe com a empresa, que enquanto não estiverem a fazer uso daquele espaço que está vago, eles poderão fazer as suas machambas, estando a trabalhar”, afirmou.

A implementação do projecto de produção de borracha de Tacuane, no distrito de Lugela, iniciou em 2014, com o plantio das árvores, numa área de quinhentos hectares.

Entretanto a empresa tem o título de Uso e Aproveitamento de Terra de cerca de quatro mil hectares para o plantio de árvores de borracha e a respectiva indústria. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram