“Reforçar controlo da saúde do viajante para reduzir risco de importação de novas variantes da covid-19” -INS

Publicado: 11/05/2021, 7:05
Categoria:

O Instituto Nacional de Saúde (INS) defende o reforço do controlo da “saúde do viajante”, como um dos mecanismos para reduzir o risco de importação de novas variantes da covid-19 para o país.

 

O director nacional de Inquéritos no INS, Sérgio Chicumbe, que falava ontem em conferência de imprensa, em Maputo, explicou que a vigilância epidemiológica em curso no país encontra limitações no número de amostras que podem ser testadas pelo laboratório regional de referência da Organização Mundial da Saúde, localizado na África do Sul.

“Nós ainda não detectámos a circulação da variante, quer brasileira ou indiana, no nosso contexto, sendo que a nossa vigilância é feita em colaboração com o laboratório de referência da OMS na África do sul e reconhecemos que essa vigilância tem alguma limitação, entretanto reconhecemos que é um risco real porque a nossa epidemia no histórico está muito interligada a situação da epidemia na África do sul”, disse. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram